tabela alcalinaA verdade é que os alimentos e bebidas que você consome fazem com que seu sangue se torne mais alcalino ou mais ácido.

O pH do sangue é estreitamente regulado por um complexo sistema de amortecedores (buffers) que estão continuamente trabalhando para manter um PH na  faixa de 7,35 à 7,45, o que é ligeiramente mais alcalino do que a água pura (em torno de 7,0).

Se o pH do sangue cai abaixo de 7,35, o resultado é uma condição chamada ‘acidose’, um estado que leva à depressão do sistema nervoso central. Acidose grave – em que o pH do sangue cai abaixo de 7,00 – pode levar ao coma e até morte.

Se o pH do sangue sobe acima de 7,45, o resultado é ‘alcalose’. Alcalose severa também pode levar à morte, mas através de um mecanismo diferente; alcalose faz com que todos os nervos em seu corpo se tornem hipersensíveis e super-excitáveis, muitas vezes resultando em espasmos musculares, nervosismo e convulsões; são geralmente as convulsões que causam a morte em casos graves.

Se você está respirando e mantendo suas atividades diárias, seu corpo está fazendo um trabalho adequado para manter o seu pH do sangue em algum lugar entre 7,35-7,45, e os alimentos que você está comendo não estão causando eventuais desvios brutos em seu pH. Então, o que ocorre quando a pessoa fica muito ácida? Pode causar osteoporose, pedras nos rins, e uma série de outros problemas de saúde indesejáveis.
As respostas a essas perguntas sobre a saúde humana podem ser compreendidas quando analisamos os princípios básicos da fisiologia humana. Então, vamos dar uma olhada nos princípios fundamentais do pH e como seu corpo regula o equilíbrio ácido-alcalino de seus fluidos momento à momento.
O pH é uma medida para saber se um líquido está ácido ou alcalino. No que diz respeito à sua saúde, os líquidos envolvidos são os seus fluidos corporais, que podem ser classificados em dois grupos principais:

  1. Fluido intracelular, que é o fluido encontrado em todas as suas células. O fluido intracelular é muitas vezes chamado de citosol, e geralmente é cerca de dois terços da quantidade total de fluidos em seu corpo.
  2. Líquido extracelular, que é o fluido encontrado fora de suas células. Os fluidos extracelulares são ainda classificadas em dois grupos:

  • O plasma:  – que é o fluido que compõe o seu sangue.
  • O fluido intersticial:  – que ocupa todos os espaços que rodeiam seus tecidos. O fluido intersticial inclui os fluidos encontrados nos seus olhos, no sistema linfático, juntas, sistema nervoso, e entre as membranas protetoras que rodeiam o seu sistema cardiovascular, respiratório e cavidades abdominais.

Seu sangue (plasma) precisa manter um pH de 7,35 a 7,45 para as células funcionarem corretamente. A razão mais importante sobre porque o seu corpo precisa manter este PH é que todas as proteínas que funcionam em seu corpo necessitam manter uma forma geométrica específica para funcionar adequadamente, e as formas tridimensionais das proteínas no seu corpo são afetadas pelas alterações ínfimas do pH nos seus fluidos corporais. A escala de pH varia de 0 à 14. Um líquido que tem um pH de 7 é considerado como sendo neutro (água pura é geralmente considerada como pH neutro). Fluidos que possuem um pH abaixo de 7 – como por exemplo sumo de limão e café – são considerados como sendo acídicos. E fluidos que têm um pH superior a 7 – como o sangue humano e o leite de magnésia – são considerados alcalinos. 
É importante notar que na escala de pH, cada número representa uma diferença de dez vezes em grandeza à partir de números adjacentes; em outras palavras, um líquido que tem um pH de 6 é dez vezes mais ácido do que um líquido que tem um pH de 7 (água pura), e um líquido com um pH de 5 é cem vezes mais ácido do que a água pura (de 7). A maioria dos refrigerantes tem um pH de cerca de 3, tornando-os cerca de dez mil vezes mais ácidos do que a água pura (PH 7). Por favor, lembre-se disso da próxima vez que você pensar em beber uma lata de refrigerante.Quando ingerir alimentos e líquidos, os produtos finais de digestão e assimilação de nutrientes muitas vezes resultam em uma substância de efeito ácidificante ou de efeito alcalinizante – os produtos finais são, por vezes, chamados de cinza ácida ou cinza alcalina. 
Além disso, como as células produzem energia em uma base contínua, uma série de diferentes ácidos são formados e liberados em seus fluidos corporais. Estes ácidos – gerados por suas atividades metabólicas diárias – são inevitáveis. Contanto que seu corpo tenha bons nutrientes para assim gerar energia e sobreviver, ele irá produzir um fornecimento contínuo de muitos tipos de ácidos. Portanto, há duas forças principais no trabalho diário que podem interromper o pH dos seus fluidos corporais –
estas forças são:
1) A ácidez ou efeitos de alcalinidade dos alimentos e líquidos que você ingere, e
2) A ácidez ou efeitos de alcalinidade geradas através de suas atividades metabólicas normais.
Felizmente, o seu corpo tem três principais mecanismos de trabalho em todos os momentos para evitar que essas forças de deslocamento do pH do sangue fiquem fora do intervalo ideal de 7,35-7,45. 
Estes mecanismos são: 
1. Os sistemas tampão.    
O sistema tampão ácido carbônico-bicarbonato                            
O sistema tampão Proteína 
O sistema tampão Fosfato
2. Exalação de dióxido de carbono
3. Eliminação de íons hidrogênio através dos Rins.
Os mecanismos citados acima são de caráter especificamente bioquímicos e não vamos nos prolongar com detalhes mais técnicos. Mas, para este artigo, queremos salientar que estes sistemas existem para evitar que certos fatores ‘empurrem’ o pH do sangue para fora do intervalo ideal entre 7,35 à 7,45. Quando as pessoas o incentivam a “alcalinizar seu sangue”, a principal mensagem deles sugere que você coma em abundância os alimentos que têm um efeito alcalinizante em seu sistema. A razão para fazer essa sugestão é que a grande maioria dos alimentos altamente processados – como produtos de farinha branca, açúcar branco e leite Pasteurizado – têm um efeito de formação de ácido em seu corpo, e se você passar anos comendo uma dieta pobre e principalmente formadora de ácido, você vai sobrecarregar alguns dos sistemas tampão acima mencionadas até um ponto onde você poderá forçar o organismo à criar mudanças indesejáveis na sua saúde. Tomemos por exemplo, o sistema tampão fosfato  que utiliza diferentes íons fosfato em seu corpo para neutralizar os ácidos e bases fortes. Cerca de 85% dos ions de fosfato, que são usados no sistema de tampão de fosfato vêm à partir de sais de fosfato de cálcio, que são componentes estruturais de seus ossos e dentes. Se os seus fluidos corporais são regularmente expostos a grandes quantidades de alimentos e líquidos formadoras de ácido, seu corpo vai recorrer às suas reservas de fosfato de cálcio armazenadas em seus dentes e ossos para realizar seu sistema tampão fosfato e desta forma neutralizar os efeitos da formação destes ácidos. Com o tempo, isso pode levar à fraqueza estrutural em seus ossos e dentes. Se suas reservas de fosfato de cálcio estiverem em uma taxa elevada, isto pode aumentar a quantidade de cálcio que será eliminado através de seu sistema urinário, razão pela qual uma dieta predominantemente de formação de ácido pode aumentar o risco de desenvolver pedras nos rins. Este é apenas um exemplo de como os seus sistemas de amortecimento podem ser sobrecarregados até um ponto onde você sofrerá consequências negativas para a saúde. Uma vez que seus sistemas de amortecimento trabalham o tempo todo para neutralizar os ácidos que se formam a partir de atividades metabólicas diárias, é de seu grande interesse seguir uma dieta que não crie trabalho desnecessário para os seus sistemas de tamponamento.
Alimentos comuns formadores de ácido e formadores de alcalinidade:
 De um modo geral, a maioria dos legumes e frutas têm um efeito alcalinizante em seus fluidos corporais. A maioria dos grãos, alimentos de origem animal e alimentos altamente processados têm um efeito de formação de ácido em seus fluidos corporais. Sua saúde estará sempre melhor servida por uma boa dieta de alimentos formadores de alcalinidade e ricos em nutrientes. Idealmente, você deveria comer mais alimentos alcalinizantes do que alimentos formadores de ácidos para ajudar no equilíbrio de seu fluído de sangue que possue um PH alcalino.  As listas a seguir indicam os alimentos comuns que têm um efeito alcalinizante, e quais os que resultam na formação de cinza ácida quando eles são digeridos e assimilados em seu sistema. Os alimentos que têm um Efeito-Formandor Alcalinizante são: melancia, limão, melões, salsão, limas, manga, mamão, salsinha, algas marinhas, uvas sem sementes, agrião, aspargos, kiwi, peras, abacaxi, uva passa, sucos vegetais, maçãs, damascos, brotos de alfafa, abacates, bananas, alho, gengibre, pêssegos, nectarinas, laranjas, a maioria das verduras, ervilhas, alface, brócolis, couve-flor. 
Alimentos que têm um efeito formador de ácido são: álcool, refrigerantes, tabaco, café, açúcar branco, sal refinado, adoçantes artificiais, leite pasteurizado, antibióticos (e a maioria dos medicamentos), produtos de farinha branca (incluindo massas), frutos do mar, vinagre branco, cevada, frituras, a maioria das caixas de cereais em flocos, queijo duro,   a  maioria dos grãos, carnes, a maioria dos tipos de pães. Esta não é uma lista abrangente mas serve para você ter uma idéia para se orientar sobre a forma como vem se alimentando. Se você está comendo principalmente grãos, produtos que contém farinha, alimentos de origem animal, e tomar muito café, refrigerante, leite, você  certamente vem promovendo  seu sangue como ácido. Portanto deve rapidamente mudar seus padrões e incluir mais alimentos e bebidas alcalinas como frutas e legumes frescos. Seu corpo está projetado para manter o pH dos seus fluidos corporais em uma escala apertada, ligeiramente alcalina, por isso não sobrecarregue sua alimentação com alimentos processados, frituras, produtos industrializados para não perder outros minerais e nutrientes de sua reserva metabólica por causa da acidez que tais alimentos irão formar em seu organismo. Sangue ácido significa ” sangue grosso ” , significa fluido” lento ” e desta forma sua função eficaz em transportar nutrientes para todas as partes do nosso corpo ficará reduzida. Sangue espesso é “anfitrião” para uma miríade de micro-organismos nocivos como bactérias, vírus , parasitas , leveduras , etc. Ao longo do tempo, ele começa a entupir os órgãos de purificação e causar outros problemas. Alguns dos problemas de saúde mais conhecidos que estão relacionados a essa condição são: insônia , obesidade , diabetes, ovários policísticos, doença cardiovasculares, problemas na tireóide, pressão arterial elevada e tipos variados de câncer.  
Portanto controle sua alimentação e ajude a sua saúde optando por uma dieta mais alcalina. 
 FONTE: