10 MOTIVOS PARA CONSUMIR ORGÂNICOS

1. Reduzir a carga tóxica: Manter produtos químicos fora do ar, água, solo e dos nossos corpos
Comprar alimentos orgânicos promove um ambiente menos tóxico para todas as coisas vivas, então apoiar a agricultura orgânica não beneficia apenas a sua família, mas ajuda também a todas as famílias a levarem uma vida “menos tóxica”.

2. Reduzir ou eliminar a poluição do agronegócio
A agricultura industrial não apenas polui terras agrícolas e intoxica agricultores, ela também causa estragos no meio ambiente, aos montes. O uso de pesticidas afeta também comunidades não-agrícolas, com venenos inodoros e invisíveis. Fertilizantes sintéticos usados em grandes quantidade são os principais culpados das zonas mortas e ambientes oceânicos delicados, como o Golfo do México, onde sua zona morta é agora maior do que 22.000 quilômetros quadrados (uma área maior do que Nova Jersey, de acordo com a revista Science, de agosto de 2002).

3. Proteger as Gerações Futuras
Antes que uma mãe dê ao seu recém-nascido sua primeira mamada, o risco tóxico dos pesticidas já começou. Estudos mostram que as crianças estão expostas a centenas de substâncias químicas nocivas já no útero materno. Na verdade, nossa nação está agora colhendo os resultados de quatro gerações de exposição a produtos químicos agrícolas e industriais, cuja segurança foi considerada em níveis de tolerância em adultos, mas não em crianças! Estudos científicos mostram que efeitos neurológicos ecomportamentais podem resultar da exposição de baixo nível a pesticidas. Numerosos estudos também mostram que os pesticidas podem aumentar o riscode câncer e diminuir afertilidade.

4. Construir Solo Saudável
Monoculturas e dependência de fertilizantes químicos tiveram como preço uma perda de solo superior a um custo estimado de 40 bilhões de dólares por ano nos EUA, de acordo com David Pimental, da Universidade de Cornell. Adicione a isso uma perda igualmente perturbadora de micronutrientes e minerais em frutas e legumes. Já é provado que alimentar o solo com matéria orgânica, em vez de amônia e outros fertilizantes sintéticos, aumenta os nutrientes nos produtos deixando-os com níveis mais elevados de vitaminas e minerais, como os encontrados em alimentos orgânicos, de acordo com o estudo de 2005: “Aumentando antioxidantesem alimentos através da agricultura biológica e alimentos processamento“, da Organic Center State of Science Review.

5. Gosto melhor e sabor mais verdadeiro
Os cientistas sabem agora o que os consumidores de orgânicos sempre souberam: alimentos orgânicos geralmente têm um gosto melhor! Faz sentido que os morangos sejam mais saborosos quando cresceram em harmonia com a natureza, mas pesquisadores da Universidade Estadual de Washington apenas provaram isso como fato em testes de gosto em laboratório onde as amostras orgânicas foram consistentemente julgadas como mais doces. Além disso, uma nova pesquisa atesta que alguns produtos orgânicos têm quantidade muitas vezes menor de nitratos e muito superior em antioxidantes do que o alimento convencional.

6. Auxiliar Agricultores Familiares de todos os tamanhos
Comparados com o número de produtores agrícolas estimados no Brasil hoje, a produção orgânica ainda é pequena. Uma maior demanda por alimentos orgânicos no mercado certamente encoraja cada vez mais pessoas a investirem na produção e comercialização dos alimentos orgânicos, assim como estimula os pequenos produtores convencionais a fazerem sua transição para a agricultura orgânica e ecológica.
Segundo dados do Portal Brasil, a agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Ao incentivarmos esses pequenos produtores a produzirem apenas alimentos orgânicos, não só estamos ajudando estas famílias a entrarem para um mercado promissor (que cresce em média 20% ao ano), mas também a aderirem a práticas mais ecológicas e sustentáveis que irão melhorar a qualidade de vida desses produtores, por dispensarem a aplicação (que é feita muitas vezes manualmente) de agrotóxicos nocivos à saúde e ao meio ambiente (solo, ar e água). Os agricultores familiares que são certificados têm um benefício econômico duplo: além de ser uma atividade mais rentável, eles cultivam em harmonia com o meio ambiente que os circunda.

7. Evite uma ciência pobre e irresponsável em sua comida
Alimentos clonados, OGMs (organismos geneticamente modificados) e hormônios de crescimento… Interessante como rapidamente estas tecnologias alimentares foram levados às pressas para o mercado, enquanto o orgânico lutou durante anos para se tornar lei federal. Há poucos anos atrás, os alimentos geneticamente modificados não faziam parte do nosso abastecimento alimentar; hoje boa parte da nossa área cultivada é ocupada com OGM (Organismos Geneticamente Modificados). O orgânico é o único selo real de garantia que nos assegura contra estes aditivos não-naturais produzidos em laboratório para a nossa alimentação, além de ser o único construído com inspeções e sob monitoração reguladora federal.

8. Comer com “um senso de lugar”
Quer se trate de frutas locais, café ou queijos artesanais importados, os orgânicos podem demonstrar uma reverência à terra e seu povo. Não importa o código postal, os alimentos orgânicos têm demonstrado usar menos energia (em média, cerca de 30 por cento menos), serem benéficos para o solo, a água e o habitat local, além de serem mais seguros para as pessoas que colhem a nossa comida. Coma mais sazonalmente, ou seja, escolha os alimentos da época, apoiando o mercado de agricultores locais, enquanto também apoia uma economia orgânica durante o ano todo. Isso fará com que o seu paladar e sua saúde fiquem feliz!

9. Promover a Biodiversidade
Visite uma fazenda orgânica e você vai notar uma coisa: um zumbido de animais, pássaros e atividade de insetos. Estes oásis orgânicos são prósperos em diversos habitats. Plantas nativas, pássaros e falcões retornam geralmente após a primeira temporada de práticas orgânicas; insetos benéficos permitem um maior equilíbrio e animais nativos encontram nessas fazendas um porto seguro. Uma fazenda orgânica é o equivalente de reflorestamento. Fazendas industriais são o equivalente a uma redução de habitat nativo com foco em altos rendimentos agrícolas.

10. Celebrar a cultura da Agricultura
Comida é uma “língua” falada em cada cultura. Praticar essa linguagem orgânica permite uma importante revolução cultural pelo qual a diversidade e biodiversidade são abraçados, e toxinas químicas e danos ambientais são radicalmente reduzidos, se não eliminados. O simples ato de salvar uma semente da herança da extinção, por exemplo, é um ato de conservação biológica e cultural. O cultivo orgânico não é necessariamente o sistema agrícola mais eficiente no curto prazo. É mais lento, mais difícil, mais complexo e mais trabalhoso. Mas por uma questão de saúde, preservação ambiental e cultural em todos os lugares, desde a permacultura à cultura humana, o alimento orgânico deve ser comemorado em cada mesa!
Fontes: Organic.org e Portal Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário